Al. Dr. Sebastião Fleuri, nº 51, St Marista, Goiânia - GO

(62) 98331-9777 Celular e WhatsApp

Serviços
Neuropsicologia Goiânia
Dislexia

Dislexia: Todos falam, mas nem todos lêem.

Grande parte das crianças deseja aprender a ler, e muitas vezes esse processo acontece de forma natural. Para as crianças disléxicas, a experiência é muito diferente: o aprendizado da leitura que ocorre sem grande esforço para a maioria das crianças, é algo que está além do seu alcance. Essas crianças são capazes de entender as palavras transmitidas oralmente, mas não conseguem decifrar as mesmas palavras quando escritas no papel, gerando sentimentos de decepção e frustração.

A incapacidade de ler fluentemente deixa sua marca nas crianças, adolescentes e futuros adultos disléxicos.

O principal sinal é a falta de fluência na leitura, pois necessitam concentra-se inteiramente na decodificação das palavras em vez de pensar na compreensão, deixando assim a leitura lenta e silabada.  De fato, é impossível ignorar a importância da leitura para o crescimento intelectual da criança e o quanto uma boa leitura influência na formação de vocabulário adequado.

A maior parte dos pais e dos professores atrasa a avaliação de uma criança com dislexia porque acreditam que a dificuldade na leitura é um problemas temporários e será superado, o que não é verdade. Os problemas de leitura não são superados sem diagnóstico e tratamento adequado.

Quando as crianças ficam para trás no domínio da capacidade de leitura, serão necessárias intervenções intensas para leva-las de volta a níveis adequados, devido ao grande volume de prática de leitura que se perde a cada mês e a cada ano em que continuam a ler com dificuldade.  

Devido ao exposto acima, o ideal é que se faça uma avaliação neuropsicológica assim que os primeiros sinais sejam detectados. Caso confirmado o diagnóstico, poderá ser iniciado um tratamento multidisciplinar para superar as dificuldades, com bom prognóstico de melhora.