Dificuldades Escolares / TDAH
A Avaliação Neuropsicológica auxilia no diagnóstico de TDAH, Dificuldades Escolares e Distúrbios de Aprendizagem através da aplicação de uma bateria de testes e questionários padronizados, aliados a uma entrevista psicológica, onde poderemos detectar alterações no sistema cognitivo que possam estar comprometendo a aprendizagem ou resultando em um déficit de atenção e hiperatividade.
A aprendizagem é uma alteração comportamental resultante da prática ou experiência e dependente da conjunção de aspectos ambientais e individuais. No começo do processo de alfabetização, a criança pode apresentar dificuldades no desenvolvimento da escrita, da leitura e também na realização de cálculos. Costumamos dividir os transtornos de aprendizagem em dois tipos: a) Dificuldades Escolares (DE) que dizem respeito a problemas de ordem pedagógica e b) Distúrbios de Aprendizagem (DA) que se relacionam a disfunções no Sistema Nervoso Central (SNC), e se caracterizam por déficit no processo de aquisição e/ou desenvolvimento de capacidades escolares. Quando fazemos o diagnóstico dos DA devemos excluir questões de cunho sensorial, motor, mental, cultural e outras causas. Além dos problemas de Déficit de Aprendizagem, crianças com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade frequentemente também apresentam problemas no aprendizado, já que os sintomas como falta de atenção e perturbações no comportamento dificultam o processo de aprendizagem e o rendimento escolar . Vários fatores de risco contribuem para as DA: questões genéticas, alterações do SNC, doenças crônicas, baixo peso do neonato, distúrbios motores e sensoriais, desnutrição, problemas no relacionamento familiar, uso de medicamentos, questões psicossociais, psiquiátricas, pedagógicas entre outras.